Quando a partir de 2002 aceitei participar na vida de instituições de solidariedade, com dimensões e culturas organizacionais distintas, notei que a dificuldade ao nível da cooperação constituía (e constitui) um factor-chave para os resultados – por vezes, até decisivo para a continuidade das estruturas mais frágeis. Nomeadamente, no campo da partilha de informação.

Foi a consciência dessa característica comum que, já em 2011, acabou por fundamentar o ciclo de conversas que abri a dirigentes e a outros protagonistas da solidariedade em Portugal, que cinco anos depois se mantém. Como agora fundamenta este site.

O contumelias.com destina-se a partilhar informação sobre temas que sigo com maior atenção, em particular no domínio da divulgação de ideias e trabalho de pessoas e organizações nessa esfera, com natural destaque para a Economia Social e filantropia em geral. Espero que seja útil a todos, na certeza de que sempre será um promotor do interesse por áreas da sociedade sem as quais o desenvolvimento estaria amplamente prejudicado.

Obrigado.


Uma nota a respeito do direito de autor, que neste site se defende e promove: Todos os conteúdos utilizados são originalmente desenvolvidos, salvo quando provenham de outras fontes com legitimidade para ceder os direitos parciais ou integrais de utilização, ou quando decorram do direito de “fair use”.